segunda-feira, junho 27, 2005

O Lúcio é sabotagem



Grosso modo, podemos dividir em três grandes escolas o futebol mundial: a habilidosa e técnica escola brasileira, a raçuda e quase técnica escola sul-americana em geral (hoje restrita à Argentina) e a aplicada e desabilidosa escola européia. E, desde as últimas Copas, algumas sub-escolas vêm se firmando. Ainda no pré-primário, mas chamando atenção: a escola do futebol irresponsável africano (cujo grande representante vem sendo a Nigéria), e a dos vara-paus nórdicos, antes restrita a Suécia, Noruega e afins, agora engrossada pela Alemanha, que está numa transição entre a escola dos aplicados e desabilidosos e virando a mais forte dos vara-paus. Aliás, se eu fosse presidente da CBF, iria proibir que jogadores brasileiros fossem jogar na Alemanha até que eles reaprendessem minimamente o que é um passe e tivessem com o Beckenbauer umas aulinhas básicas tipo: “uma bola é redonda” ou “como chutar e enxergar ao mesmo tempo”. Daí que não achei muita vantagem nem o Brasil ganhar de 3 a 2 deles, nem aquela jogada do Robinho onde dois vara-paus trombaram dentro da área. Agora, vem a revanche contra Los Hermanos. Por mais que não se queira, um novo jogo contra eles tem ar de revanche. E aí, o perigo: se o Brasil ganhar, vem aquela sensação de que tudo está arrumado, que o Parreira não é teimoso, que o Émerson é gênio, que Ronaldinho “Cabelo Medonho” Gaúcho finalmente “desRivaldizou” e que Ronaldo não faz falta. Vamos botar as barbas de molho. A Copa das Confederações, que muita gente acha inútil, é utilíssima. Entre outras coisas, para percebermos que, se somos mesmo os melhores no papel e na bola, os vara-paus estão aí, mordendo nossos calcanhares e sabotando nossa seleção. Ou você acha que o Lúcio joga lá à toa?


Ponte Preta líder

Algumas colunas atrás eu disse pra ficarem de olho na Ponte Preta: lá está a Macaca na ponta da tabela. O Botafogo parece que perdeu mesmo o fôlego e vem descendo a ladeira. O Fluminense respira e barrou momentaneamente a subida do Corinthians, o Santos se segura entre os primeiros e O Cruzeiro vem mostrando não ter time pra chegar entre os cinco. O Inter, devagarzinho, vem chegando. O Brasileirão, repito, começa na décima rodada. Tudo pode mudar.


Copa do Brasil

A Copa do Brasil tem mostrado que o mapa do futebol brasileiro anda meio torto. Times da segunda divisão vêm obtendo bons resultados e sendo campeões em cima dos “grandes”, e muitos “grandes” mostram que tem time pra brigar, e olhe lá, pelo título da Segundona. Tem gente que acha isso um absurdo. Eu acho ótimo. Parabéns ao Paulista.

Robinho

Robinho ainda não é Robinho. Mas vai chegar. Para ele, a melhor coisa foi a Copa das Confederações. Vai chegar na Copa pronto para brilhar.


Libertadores

O “absurdo” Atlético Paranaense está quase lá. O São Paulo também. Não ia ser nada mal uma final entre os dois.


Sharapova

Quem aquele juiz acha que é para proibir a Sharapova de dar seus gritinhos e gemidinhos? O Clóvis Bornay?

Brasil x Argentina

Vai dar Brasil. Se não der, podem mandar e-mails. Mas deixem mamãe fora disso.

Um comentário:

Alguém disse...

me diz o q acontece com o cruzeiro depois da taça mais nada?
esse meu time vou t contar viu?
mas sobre a seleção t digo, não importa a vitória prefiro perder da Argentina q ganhar da Grécia pelo menos volto a ter emoção em assistir um jogo...