terça-feira, julho 26, 2005

O melhor jogo de todos os tempos desta semana

Existem vários tipos de jogos de futebol. Os decisivos. Os amistosos. Os “chatos pra caramba”. Os “Deus me livre”. Os “agora vai”. Os “o melhor jogo de todos os tempos” (que são raros, devendo acontecer uma vez a cada dois anos, em média). Os que entram para a história, mesmo não sendo o melhor de todos os tempos. Os inacreditáveis. Os bisonhos. Os “decisão antecipada”. Os “o melhor jogo do campeonato”. Pois bem. Imagino que o Corinthians e Cruzeiro, desta quarta-feira, pode se enquadrar em algumas categorias. Talvez, entre os “melhor jogo do campeonato” e “agora vai”. Pensemos. O Corinthians vem embalado e em busca da liderança, o que seria uma reação espetacular. O Cruzeiro, que também começa a embalar e é a equipe que menos perdeu no Brasileirão, com um Fred que parece ter reencontrado o cheiro do gol e se destaca entre os medianos cruzeirenses. Na modesta opinião deste escriba, esse jogo tem cheiro de jogão. Quem vencer pode estar selando o passaporte definitivo para o “país” dos favoritos ao título, fazendo companhia à Ponte Preta, que vamos ver como se segura ao perder o técnico Vadão, e Internacional, que de vez em quando tropeça mas ainda não pegou o elevador para o andar de baixo e parece que também fica lá no alto. Melhor ainda se o Cruzeiro colocar em campo o menino Kerlon. Menos pela sua jogada da foca, mais pelo visível talento deste menino que tem tudo para ser bem mais do que um malabarista da bola. Se Kerlon conseguir dar em Mascherano e em Tevez o baile que deu nos jogadores do Santos, tem de ser titular. E, logo, vai estar na Seleção principal. Enfim, um jogo de dois sérios candidatos ao título. Andei desconfiando do Cruzeiro, mas sinto cheiro de mineirice no ar. Sempre acreditei no Corinthians, mesmo no meio da Já Era Passarela. São meus dois candidatos ao título, hoje. Vai ser um jogão.

Fluminense x Botafogo

Parece que não é desta vez. Fluminense e Botafogo começam a comprovar a teoria dos que diziam que eram “cavalos paraguaios”. O Fluminense já é oitavo, o Botafogo só é quarto pela inconstância dos que vêm logo atrás. Pelo visto, esse vai ser mais um ano negro para o futebol carioca.

Asco da Gama

Com uma defesa que leva 32 gols em 14 jogos, não há time que resista. O Vasco corre sério risco de rebaixamento. É preciso que resolvam contratar alguém que não seja “peixe” do Renato Gaúcho antes que o bacalhau vá de vez para o brejo.

Flamengo

O outrora mitológico rubro-negro corre o risco de virar só um mito, mesmo. Se bobear, vamos ter clássico na Segundona. O time do Flamengo é uma ficção. Time em que um Jean é craque e Júnior Baiano é capitão merece cair, mesmo.

Verdão amadurece

O Palmeiras ameaça reagir. Se der tempo, pode chegar. Leão tem estrela e, mesmo que não consiga o título, vai dar trabalho. Olho no Verdão.

Novela Robinho

Quer saber? Já encheu. Como se fala “pedala, Robinho” em espanhol? E-mails para a coluna, por favor.

Galácticos

Esse mundo está perdido: em excursão “caça-níquel” (só que em Euros), os Galácticos perderam para o Verdy Tókio, que levou 23 gols em 4 jogos e é o penúltimo no Japonesão.

Fórmula Alonso

A Fórmula 1 parece já ter campeão em 2005. Ufa, não é o alemão. Mas e o Rubinho, hein? Vai parar quando, mesmo?

Lance Armstrong

Sete vezes campeão da Volta da França, sobrevivente do câncer. Hollywood já deve estar de olho.

Nenhum comentário: